Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Visita a São José dos Campos

A visita técnica ao INPE/SJC e ao ITA (ITASAT) teve como objetivo complementar o aprendizado e desenvolvimento da equipe do projeto CONASAT. Propiciou aos bolsistas/pesquisadores um rico aprendizado, visto que, permitiu o contato com os responsáveis pelos principais subsistemas de um satélite, como estrutura térmica, elétrica (interfaces e computador de bordo), telemetria e telecomando, etc.

As atividades seguiram um cronograma de quatro dias, que incluiu a visita ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), ao Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e aou Laboratório de Integração e Teste (LIT).

A visita foi demasiado importante, especialmente, na atual fase de desenvolvimento do projeto CONASAT (Fase A); de aprofundamento dos conceitos, configurações de sistemas e operações, estabelecimento das especificações técnicas em nível de sistema, de desenvolvimento e de qualidade, e filosofia de verificação, etc. E constituiu-se elemento complementar à formação, fixação, capacitação de recursos humanos, dentro do escopo do Edital AEB/MCT/CNPq Nº 033/2010 que propõe a Formação, Qualificação e Capacitação de RH em Áreas Estratégicas do Setor Espacial brasileiro.

 

Realização