Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Junho de 2012

Reuniões técnicas
No dia 22.06.12 recebemos, no INPE/CRN, a visita do professor Cedric Saloto Cordeiro de Engenharia de Controle e Automação do IFF – Instituto Federal Fluminense. Ele veio a Natal por ocasião da Segunda Edição do Curso de Astronomia e Astronáutica promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), e realizado entre os dias 18 e 22 de junho de 2012. O professor Cedric aproveitou a estada em Natal para conhecer a nossa Equipe do Projeto CONASAT e permitir a troca de ideias experiências. O IFF – Campus Centro integra o grupo de 50 universidades que enviarão ao espaço pequenos satélites para estudo da Termosfera, o QB50. O IF Fluminense é a única instituição brasileira envolvida no projeto.

 

Atividades
A equipe de desenvolvimento do CONASAT está na fase de conclusão das suas atividades, no que diz respeito a realização da Revisão Fase A. O objetivo desta Revisão é avaliar a viabilidade do projeto em todos os seus aspectos: Técnicos, Econômicos e Cronograma, trata também da avaliação dos riscos e das incertezas. Assim, nesta revisão serão avaliados os planos preliminares de gerenciamento, de engenharia e de garantia do produto. Foram desenvolvidas atividades como:

  • Construção de uma antena planar do tipo path, visando a aplicação no uplink dos dados das PCDs (frequência central próxima de 401,62MHz);
  • Caracterização dos links de comunicação (uplink e downlink dos dados das PCDs, Telemetria e Telecomando);
  • Estudos do sistema de geração, conversão e armazenamento de energia elétrica para a plataforma CONASAT;
  • Caracterização e requisitos técnicos para o computador de bordo;
  • Simulações de órbita e decaimento, visando o respeito do Código de Conduta Europeu para Mitigação de Detritos Espaciais;
  • Pesquisas no que se diz respeito ao desenvolvimento de antenas planares mais eficientes.

Estamos agora na fase de finalização do Documento Fase A.
 

Bolsistas/Estagiários
Em breve serão divulgadas chamadas de vagas para bolsistas, tendo em vista que um de nossos pesquisadores foi aprovado no programa Ciências sem fronteiras, e está de partida para os EUA.  

 

Relatórios

  • Relatório de Indicadores de Gestão INPE/CRN - A equipe CONASAT, no final do mês de junho de 2012 trabalhou, entre outras coisas, na elaboração de relatório de indicadores do CCR, necessárias para a consolidação dos indicadores de Gestão do INPE. Esses Indicadores comporão o Relatório Anual do Termo de Compromisso de Gestão (TCG) firmado entre o INPE e o MCTI.
Realização