Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Maio de 2012

Reuniões técnicas
No dia 31.05.12 recebemos, no INPE/CRN, a visita dos Engenheiros Otávio Durão (INPE/SJC) e do Jeroen Rotteveel (ISIS). Por ocasião foram discutidas questões importantes para o desenvolvimento do projeto. Deu-se início as negociações no sentido de viabilizar a possibilidade de um treinamento aqui para os nossos bolsistas e outros afins, como também a oportunidade de um estágio para a Equipe CONASAT na ISIS, localizada na Holanda. Por fim, foi discutida a possibilidade de um acordo cooperativo para o desenvolvimento de uma antena planar para recepção em UHF.

 

Atividades
A equipe de desenvolvimento do CONASAT continua realizando suas atividades, com esforços para realização da Revisão Fase A, que acontecerá nos dias 24 e 25/07/12. Entre as atividades desenvolvidas podemos citar:

  • Caracterização dos links de comunicação;
  • Estudos do sistema de potência;
  • Caracterização e requisitos técnicos para o computador de bordo;
  • Simulações;
  • Pesquisas;
  • Documentação, etc.

 

Bolsistas/Estagiários

Em 30.05.12, o estagiário Valdemir Praxedes Neto fez a apresentação para banca avaliadora, do relatório de estágio realizado no INPE/CRN. Estiveram presentes na banca os professores, Adaildo Gomes D’Assunção (orientador), Maria Rosa Medeiros Lins de Albuquerque, Cristhianne de Fátima Linhares de Vasconcelos, e o Engenheiro Manoel Jozeane Mafra de Carvalho (supervisor de estágio). O trabalho por ele desenvolvido baseou-se no estudo de alguns elementos do subsistema de comunicação do nano satélite CONASAT; tais como: o sistema de antenas e caracterização dos links de comunicação.

 

Contribuições com outras instituições e projetos

A equipe do CONASAT também tem procurado trabalhar em consonância com outros projetos. Em contribuição ao Projeto NanoSatc-BR (UFSM) foram feitas algumas simulações no STK - Satellite Tool Kit (AGI) e no DAS - Debris Assessment Software (NASA) para determinação do tempo de descarte do nano satélite que vem sendo desenvolvido. Estes estudos iniciais foram de considerável importância, tendo em vista a necessidade do respeito às normas de mitigação de detritos espaciais implementadas no segmento espacial para viabilizar a redução fragmentos em orbita. Foi acordada uma continuação destes estudos de forma a gerar um relatório completo com o resultado destas análises.

 

Relatórios

Os principais relatórios desenvolvidos pela equipe CONASAT neste mês de maio foram:

  • Prestação de Contas - A equipe CONASAT, este mês de maio de 2012, trabalhou entre outras coisas, na elaboração de relatório de prestação de contas AEB/CNPq. O relatório foi enviado em 21.05.12 e está também disponível em nosso site.
  • Relatório de estágio – como citado anteriormente, o estagiário Valdemir fez a apresentação do seu estágio, e o relatório será disponibilizado, em breve, no site do projeto, depois de realizadas as correções sugeridas pela banca. 

 

Pesquisas
Uma pesquisa muito importante que vem sendo feita, é uma investigação sobre os diversos projetos de nano satélites realizados no mundo. Neste sentido, já encontra-se implantado em nosso site, na aba Documentação, sob o título de "NANO SATÉLITES PELO MUNDO", um banco onde se pretende reunir toda a documentação disponível sobre os diversos projetos de nano-satélites realizados no mundo. Este trabalho foi iniciado com o leventamento das entidades, geralmente universidades, que possuem programas de pesquisa no campo espacial e que tenham desenvolvido seus projetos de nano-satélites. Para cada um desses projetos está sendo coletada toda a documentação disponível, em sua maioria descrições em nível de sistema ou de subsistemas específicos, além de teses apresentadas por alunos das instituições. A etapa seguinte foi renomear cada documento para um padrão que venha a facilitar a consulta. Deste padrão consta o nome do projeto, o subsistema a que se refere e o assunto tratado. Este trabalho foi apenas iniciado e gradativamente será complementado com novas informações.

Realização