Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Novembro de 2012

Atividades

Encontra-se em fase de conclusão a análise e respostas às RID's - Review Item Discrepancy, geradas pelos revisores na Revisão Fase A, com previsão de atualização do Documento de Requisitos Preliminares em dezembro de 2012. Elaboração da versão preliminar do Documento de Controle de Interface do Transponder (Carga útil) do satélite, tendo em vista buscar uma padronização do mesmo para utilização, tanto no projeto CONASAT, como no ITASAT. No que diz respeito à difusão dos resultados, experiências e aprendizados adquiridos no âmbito do projeto, se vem trabalhando em artigos para publicação em eventos, tendo sido submetido em novembro um artigo no XVI SBSR, que se encontra aguardando notificação. Ainda, nesse sentido a equipe vem trabalhando na formatação dos estudos já desenvolvidos durante o projeto, para publicação na Biblioteca do INPE, conforme padrão estabelecido pela instituição. Também, o site do projeto será reformulado de forma a fornecer melhores informações sobre os trabalhos desenvolvidos e as atividades dos bolsistas.

Bolsistas/Estagiários

Como já dito em outra ocasião, a equipe CONASAT está passando por um processo de renovação, pois dois dos nossos bolsistas, Rafael Briani Biondi e Valdemir Praxedes da Silva Neto, que se graduaram engenheiros eletricistas pela UFRN em 16.08.2012, seguiram outros rumos. Novos bolsistas foram selecionados, Jônatas Leandro da Silva Carneiro e Franklim Zeno Nascimento de Sousa, que iniciaram suas atividades em novembro, e mais outras duas bolsistas, Sávia Albuquerque, que iniciará suas atividades no próximo mês e Daniela Brasil que comporá a equipe a partir de janeiro.

Reuniões de desenvolvimento do projeto

As reuniões quinzenais com a coordenação do projeto foram retomadas e instituiram-se reuniões semanais com a equipe de trabalho para melhor acompanhamento dos atividades desenvolvidos por cada um dos bolsistas. Na primeira destas foi apresentado pelo Jônatas os resultados de simulações feitas no STK para estudo de tempos de revisita. Foi decidido intensificar estes estudos para as órbitas disponíveis nos diversos lançamentos programados, para fins de comparações da utilização de órbitas diferentes daquela tida como ideal para o projeto.

Realização