Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Curso STK

Em consonância com o objetivo do projeto alguns cursos fazem parte das atividades previstas no Projeto “Estudo de uma missão espacial para coleta de dados ambientais baseada em nano satélites - CONASAT” que foi aprovado no edital AEB/MCT/CNPq Nº 033/2010 destinado a formação, fixação, capacitação de recursos humanos e agregação de especialistas, que contribuam para o ensino e a execução dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológicos, associados aos projetos estratégicos do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.
Neste sentido, no ano de 2011, alguns treinamentos foram realizados no INPE/CRN, como por exemplo, para o uso do software “Satellite Tool Kit – STK”.  O STK é um software da empresa americana Analytical Graphics Inc (AGI) que é utilizado na análise e na operação de missões espaciais e de defesa, e foi adquirido para aplicação no projeto em todas as fases do ciclo de vida da missão.
Nos meses de fevereiro e março, a equipe participou de quatro aulas de treinamento no software STK 9.2, ministrados por Diogo Rodrigues, funcionário da AGI (Analytical Graphics, Inc.). Os assuntos foram trabalhados através de vídeo conferências, para atender às necessidades básicas do início do projeto. Abaixo, um pequeno descritivo dos assuntos tratados:

 

  • Funcionalidades básicas do software (criação de cenários, implementação de satélites, criação de acessos e cadeias entre satélites e estações terrestres);
  • Aplicação de conceitos de cobertura (área) e do uso de figuras de mérito;
  • Conceito de utilização de antenas emissoras e receptoras, cálculo das potências transmitidas/recebidas;
  • Aplicação da teoria de cobertura com o uso de antenas, cálculo da potência gerada pelos painéis solares e simulação do tempo de vida do satélite.

A continuação do curso “módulo presencial” aconteceu no período de 21/11/2011 a 25/11/2011 realizado no Centro Regional Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/CRN), em Natal/RN. Participaram do curso, profissionais do INPE, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (LSI/USP), da MECTRON e da ATECH.

Fotos do Evento:

 

Realização