Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Março de 2012

A equipe de desenvolvimento do CONASAT continua realizando suas atividades, e tem dedicado atenção especial a Revisão Fase A, com previsão para acontecer nos dias 24 e 25/07/12.
As atividades vem sendo desenvolvidas conforme a WBS e a hierarquia relacionada a todas as especificações de requisitos técnicos para os diferentes elementos do sistema. Neste sentido, o novo estagiário Valdemir Neto, que iniciou suas atividades em fevereiro, vem trabalhando, entre outras coisas, no estudo das antenas planares que serão concebidas para a transmissão e recepção dos dados no satélite.
Também foram feitas algumas simulações no STK - Satellite Tool Kit. O Bolsista Rafael inseriu ao cenário que vinha desenvolvendo, os satélites NOAAS (15 ao 19) e o satélite MetOp-A, obtendo novas análises importantes no que diz respeito ao impacto causado pela inserção destes satélites no SBCD. Ainda, com o STK, o Bolsista Pedro trabalhou no estudo da automatização de algumas rotinas. Este, ainda, desenvolveu o modelo 3D do Satélite, utilizando como ferramenta o Sketch Up.
O Bolsista Diego direcionou suas atividades no sentido do estudo do protocolo AX25, que será utilizado no sistema de telemetria e telecomando. Lúcio Jotha tratou informações de dados reais, referentes aos satélites NOAA, no intuito de caracterizar a situação dos mesmos.
No mês de março também tivemos a visita do Jackson Maia (AEB) e do Nilton Morimoto (LSiTec). As reuniões permitiram a troca de ideias sobre alguns aspectos do Projeto CONASAT. Essas discussões se apresentaram relevantes para o direcionamento do projeto, bem como, para o desenvolvimento de parcerias importantes.
Por fim, retomamos a rotina de reuniões quinzenais de análise crítica do projeto. E demos início ao processo de aquisição do curso (treinamento) dos dois módulos STK adquiridos Comm & Coverage, que acontecerá no mês que se segue.

Realização