Atividades
O período acima citado constou de atividades referentes ao desenvolvimento, criação e atualização de documentação para a revisão CDR prevista inicialmente para o final deste ano, mas, por motivos a serem colocados, será realizada no primeiro semestre de 2016.
As atividades se desenrolaram com a incorporação de novos colaboradores no caráter de bolsistas a partir do início de abril, casos dos graduandos Rafael Cardoso, Daniel Marques e do pós graduando André Tavares, todos trabalhando na codificação e desenvolvimento de software de Controle e Determinação de Atitude. Além dos citados, o graduando Juscelino Pereira, afim de trabalhar com a plataforma Intrepid desenvolvida pela empresa norte-americana Tyvak.
Assim dito, a equipe responsável pelo Sistema de Determinação e Controle de Atitude dos nano satélites do projeto CONASAT, após reunião com o professor Valdemir Carrara, passou a se dedicar ao estudo de diferentes casos de atitude inicial para os nano satélites do projeto, com o objetivo de saber se o ADCS tem o funcionamento prejudicado para alguma atitude inicial em específico. Além disso, outro foco da equipe é observar se as transições entre os modos de redução de velocidade com Bdot, redução de velocidade para apontamento e controle em três eixos ocorrem de forma correta. Tem-se também o objetivo de estimar de forma mais precisa o consumo das bobinas de torque, contribuindo desta forma para o estudo de potência do projeto.
O estudo da nova plataforma desenvolvida pela Tyvak foi executado desde a sua instalação, configuração e implementação de funcionalidades próprias aos requerimentos da missão CONASAT, entre elas a condição “repeated start” no protocolo I2C e o desenvolvimento de uma biblioteca para interface das TM e TC do Transponder DCS com a placa da Intrepid.
Os demais e mais antigos bolsistas focaram maior parte de seu tempo na elaboração e revisão dos documentos para a CDR como também participação em eventos de caráter acadêmico e fomento da ciência, como o I ASTRONAUTIC WORKSHOP BRAZIL-GERMANY, realizado em Natal, RN e visita inédita ao PARIS AIRSHOW, em Paris, França.
A visita por parte de membros da equipe à Paris se deu como adendo a visita já agendada à Europa com o propósito de conhecer as instalações da ISIS, principal fornecedora de equipamentos para CubeSat, me Delft, Holanda. Visita esta que rendeu um maior aprofundamento no conhecimento das atividades desenvolvidas como permitiu agendar com maior precisão o recebimento, ao final de setembro em Natal, dos modelos de desenvolvimento (2U) do CONASAT-0, e modelo de engenharia (8U) para a missão CONASAT. Ao sermos informados de tal notícia, ficou claro à equipe que um adiamento da CDR seria de bom grado, permitindo aos membros se iterarem da tecnologia a trabalhar e apresentarem soluções sólidas na revisão que vem a fechar a parte de projeto e design no CONASAT.
Ao final do mês de Junho, o bolsista Rafael Araújo saiu do projeto dando início ao seu curso de Mestrado em Engenharia Mecatrônica.
Eventos
Próximas Ações