Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Outubro de 2013

Atividades
A atividade principal desenvolvida pela equipe está relacionada à escrita dos documentos que comporão a Revisão SRR da Fase B.

Cursos/aperfeiçoamento 
O bolsistas participaram durante este período de minicursos para aperfeiçoamento e melhoria dos processos de desenvolvimento do projeto.

  • Curso Redmine

Foi realizado um curso de Redmine, que consiste em um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs. Ele contém calendário e gráficos de Gantt para ajudar na representação visual dos projetos e seus deadlines (prazos de entrega). E também pode trabalhar com múltiplos projetos. O design do Redmine design foi influenciado pelo Trac, um pacote de software semelhante.
O Redmine é escrito usando o framework Ruby on Rails. Ele é multiplataforma e suporta diversos Banco de Dados. Além de ser um software multilíngue, também possibilita o uso integrado com vários repositórios tais como Svn, Git, Mercurial, Darcs, Cvs e Bazaar.
O curso foi ministrado pelos professores do IFRN, Max Miller e Moises Cirilo, do IFRN Campus Caicó, e que são nossos colaboradores.

  • Treinamento em Sistema de Controle de Atitude

Tivemos também um minicurso sobre o sistema de controle de atitude dos satélites, ministrado pelo Prof. Valdemir Carrara do INPE/SJC. Esta foi uma oportunidade ímpar para ampliarmos nossos conhecimentos e estreitar parcerias. Este contou com a participação do prof. Kurius Yuri, do Dep. de Engenharia da UFRN, que é um dos colaboradores de nosso projeto. Alguns dos assuntos abordados são apresentados abaixo:

  • Dinâmica de atitude
  • Perturbações no ambiente espacial
  • Estabilização de atitude
  • Requisitos de apontamento
  • Sensores e atuadores
  • Funções e algoritmos de controle

Reuniões técnicas
As reuniões técnicas apontaram algumas ações necessárias devido às novas demandas. O Professor Otávio Durão, grande colaborador em nosso projeto esteve também no CRN para mais uma rodada de discussões sobre o direcionamento do projeto.

Fotos da visita:

Realização