Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Agosto de 2012

Visitas/Atividades

O mês de agosto foi de intensa atividade, no INPE/CRN – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Centro Regional Nordeste. No dia 10.08.2012 recebemos a visita do Cel. Av. João Batista Oliveira Xavier, Vice-Presidente executivo da “Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais – CCSI” do Ministério da Defesa e do Ten. Cel. André Pierre Mattei, que vieram conhecer as instalações do CRN e estreitar parcerias. Na ocasião, eles visitaram laboratórios, e tomaram conhecimento dos projetos que vem sendo desenvolvidos no Centro como: o Transponder DCS e CONASAT.

No dia 14/08/12 contamos com a presença do Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Braga Coelho, que aproveitou também para fazer uma visita às instalações do Centro e falar sobre os aspectos do Programa Espacial Brasileiro. Destacando as ações para estimular o desenvolvimento de satélites de comunicação no Brasil, especialmente no sentindo de permitir a autonomia do país na produção de satélites, de foguetes e lançamentos.

Link associado à visita: http://panoramaespacial.blogspot.com/2012/08/as-visitas-de-jose-raimundo-coelho-da.htmlwww.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=889

Revisão Fase A

Após a preparação e lançamento do processo de revisão de fase. Saliente-se, que o propósito da revisão, e documentos produzidos variam para cada projeto em particular e para cada fase específica ou estágio da atividade do projeto. Realizou-se no dia 15/08/12 a PRR- Preliminary Requirement Review, revisão da Fase A. Onde, a equipe de projeto passou pelo crivo de 8 revisores, entre engenheiros do INPE de São José dos Campos, do ITA, e outras instituições. E encaminha-se para fase seguinte de projeto.

Palestras

No dia 28/08/12, mais uma vez passando aqui pelo INPE/CRN, o Vice-Presidente executivo da “Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais – CCISE” do Ministério da Defesa, Cel Av João Batista Oliveira Xavier proferiu uma palestra sobre a “Estratégia Nacional de Defesa (END) e as diretrizes estabelecidas que marcarão a evolução das Forças Armadas Brasileiras, sendo uma delas a integração das atividades espaciais nas operações das Forças.

Neste sentido, para o Setor Espacial, a END estabeleceu prioridades, das quais se destacam:

a. Projetar e fabricar veículos lançadores de satélites e desenvolver tecnologias de guiamento remoto, sobretudo sistemas inerciais e tecnologias de propulsão líquida;

b. Projetar e fabricar satélites, geoestacionários e de órbita baixa, para telecomunicações e os destinados ao sensoriamento remoto de alta resolução, multiespectral e desenvolver tecnologias de controle de atitude dos satélites;

c. Desenvolver tecnologias de comunicações, comando e controle a partir de satélites, com as forças terrestres, aéreas e marítimas, inclusive submarinas, para que elas se capacitem a operar em rede e a se orientar por informações deles recebidas.

Assim sendo, o Comando da Aeronáutica deu início às ações sob sua responsabilidade, criando a Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), que tem por missão atuar como órgão estratégico central para o tema, elaborando, gerenciando, coordenando e integrando todos os trabalhos relativos à implantação do programa estratégico, que englobará o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento de sistemas espaciais, atendendo, prioritariamente, e de forma integrada às necessidades operacionais do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, no cumprimento de suas missões singulares, no tocante ao emprego do Setor Espacial.

Esta palestra serviu para fortalecer as parcerias que estão sendo construídas junto ao INPE/CRN.

Bolsistas/Estagiários

No dia 16.08.2012 dois de nossos bolsistas foram graduados engenheiros elétricistas pela UFRN. O Rafael Briani Biondi e o Valdemir Praxedes S. Neto.

Reuniões técnicas

Nos dias 29, 30 e 31.08.12 recebemos o colaborador do projeto CONASAT, o engenheiro Otávio Durão – INPE/SJC e o Johan Erasmus da ISIS. As discussões foram no sentido de definir a melhor plataforma para a missão CONASAT, para que o projeto possa cumprir todos os requisitos levantados previamente.

Fotos do Evento:

Realização