Fale Conosco
:: Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Diário de bordo: Fevereiro de 2013

Atividades

Dentro do desenvolvimento da Fase B do projeto (Definição Preliminar do Projeto), estão sendo realizados estudos mais direcionados para algumas das necessidades específicas:

  • Estudos da Missão - estão sendo refeitas simulações no software STK adotando-se os novos critérios apontados na Revisão da Fase A, além de comparações entre diferentes órbitas.
  • Computador de Gestão de Bordo - estão sendo definidas as tarefas específicas de cada um dos modos de operação, conceituando-se os eventos responsáveis pelas transições entre estes modos.
  • Determinação e Controle de Atitude - estudos de matemática vetorial com destaque em ângulos de Euler e Quaternons, que são muito utilizados no desenvolvimento dos algoritmos de controle, mecânica orbital, além dos sinais elétricos dos sensores utilizados.
  • Telemetria e Telecomando - conceituação dos sinais de telemetria e telecomando a ser implementados no projeto e estudo do protocolo de comunicação específico para aplicações espaciais.
  • Comunicações - enfoque especial no projeto, simulação, construção de protótipos e testes de antenas planares para o link de subida do transponder, na faixa de UHF.
  • Estrutura Física -  está sendo construído um modelo de estrutura física em tamanho real, o mais próximo fisicamente do real, para neste ser acopladas as antenas em desenvolvimento para a realização de testes.
  • Gestão do Projeto CONASAT - estudos dos métodos de análise de riscos, para a escolha do mais adequado às necessidades do projeto.

Bolsistas/Estagiários

Foi definido em reunião de projeto que a SRR- Revisão dos Requisitos acontecerá nos dias 20 e 21/08/13.

Reuniões de desenvolvimento do projeto

Em virtude da disponibilidade de horário dos bolsistas, tendo em vista o início do período letivo (UFRN), as reuniões passarão a acontecer às terças-feiras no horário das 13h30.

Realização