Ministério da Ciência e Tecnologia
Acesse o Portal do Governo Brasileiro

Últimas Notícias

 

Gráficos da estação climatológica/solarimétrica já disponíveis! Clique no link abaixo!

Gráficos da estação climatológica/solarimétrica

Interessado em saber o índice UV de agora? Clique no link abaixo!

Interessado em saber sobre os dados climatológicos de agora? Clique no link abaixo!

Dados climatológicos medidos pela estação Davis


Notícias:

Próximos Lançamentos de balões com sondas de ozônio:


Maio/2019:

09 - quinta-feira - 11:58 hs

15 - quarta-feira - 11:45 hs

20 - segunda-feira - 11:51 hs

31 - sexta-feira - 11:45 hs

Junho/2019:

05 - quarta-feira - 11:51 hs

10 - segunda-feira - 11:57 hs

21 - sexta-feira - 11:50 hs

26 - quarta-feira - 11:56 hs


Março/2019

De 04 de março de 2019 a 22 de março de 2019, o Eng. Francisco Raimundo da Silva e o Técnico Tércio L Bezerra Penha participaram da Campanha Regional de Intercomparação e Calibração de Medidores Totalizadores de Ozônio no Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina (SMN), Observatório Central, Villa Ortúzar, Cidade de Buenos Aires.

Esta Campanha foi patrocinada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM)/National Oceanic and Atmospheric Administration dos estados Unidos (NOAA), Sob a orientação dos doutores Glen McConville e Koji Miyagawa, ambos da NOAA, com a participação dos seguintes países.

Argentina: Servicio Meteorológico Nacional (SMN)

Brasil: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Cuba: Servicio Meteorológico Nacional (SMN)

Estados Unid. Amer.: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)

México: Servicio Meteorológico Nacional (SMN)

Peru: Servicio Nacional de Meteorología e Hidrología del Perú (SENAMHI)

Uruguay: Instituto Uruguayo de Meteorologia (INUMET)

outubro/2017

O Eng. Francisco Raimundo da Silva participou, no período de 08/10/2017 à 22\10\2017, da campanha de Intercomparação de sonda de ozônio como parte do Experimento JOSIE-2017 (Jülich Ozone Sonde Intercomparison Experiment-2017) no Instituto de Energia e Pesquisas Climáticas, na cidade de Jülich, Alemanha, promovido por este Instituto, a Organização Meteorológica Mundial/Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Projeto SHADOZ (Southern Hemisphere ADditional OZonesondes) com a finalidade de padronizar os procedimentos de preparação/calibração de todas as estações de radiossondagens de ozônio ao redor do mundo.Foto abaixo, da esquerda para direita, Rhonei (NASA), Francisco (INPE-CRN), George Brothers (NASA) e Tshidi (África do Sul).

maio/2017

Com o objetivo de conhecer procedimentos de coleta de dados ambientais, Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMSN) visitaram o LAVAT – INPE / CRN, no dia 24/05/2017. Na ocasião, puderam acompanhar o lançamento de um balão de sondagem atmosférica (Projeto NASA – INPE) e observar a recepção dos dados em tempo real. As informações fornecidas pela Equipe do LAVAT poderão auxiliar no serviço de monitoramento da incidência da dengue em Natal, realizado pela SMSN.

setembro/2016

Visita ao LAVAT da Prof. Dra. Alexsandra Bezerra Rocha com 31 alunos das disciplinas de Cartografia Geral e Geoprocessamento da Universidade Federal de Campina Grande-PB, Campus Cajazeiras, no dia 28 de setembro de 2016, onde participaram do lançamento de um balão com sonda de ozônio.


dezembro/2016

No dia 09 de dezembro de 2016 foi instalada uma estação meteorológica portátil, pelo técnico Edmilson Lopes e o Dr. Guilherme Reis do INPE/CRN, no sítio Trangola no município de Currais Novos - RN, para monitorar as condições da atmosfera durante um projeto de monitoramento ambiental associado à política de defesa da caatinga.

setembro/2016

Visita ao LAVAT da Prof. Dra. Alexsandra Bezerra Rocha com 31 alunos das disciplinas de Cartografia Geral e Geoprocessamento da Universidade Federal de Campina Grande-PB, Campus Cajazeiras, no dia 28 de setembro de 2016, onde participaram do lançamento de um balão com sonda de ozônio.

agosto/2016

Visita ao LAVAT dos alunos do curso de "Química da Atmosfera" do Programa de Pós Graduação em Ciências Climáticas(PPGCC) da UFRN - Natal-RN, no dia 17 de agosto de 2016.

julho/2016

Visita ao LAVAT dos alunos e professores do "Curso de Meteorologia e Climatologia" do IFRN-Campus de Macau-RN, no dia 26 de julho de 2016.

maio/2016

Visita dos alunos da Escola Estadual Maurício Freire de São Paulo do Potengi-RN, no dia 30 de maio de 2016.

Visita dos alunos do 6º ano do Colégio Batista de Parnamirim-RN, no dia 23 de maio de 2016.

setembro/2015

O Eng. Francisco Raimundo da Silva recebe das mãos do Sr. Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, Coordenador do INPE-CRN, uma placa de reconhecimento pelos seus 35 anos de trabalho dedicados ao INPE. O mesmo se fêz acompanhado de sua esposa(Rejane) e neta (Rebeca).

agosto/2015

No período de 16 a 22 de agosto de 2015 estiveram na UFSM de Santa Maria-RS o Eng. Francisco Raimundo da Silva e o Técnico Tércio Luiz Bezerra Penha para realizar as seguintes atividades: a) Instalação do sistema de radiosondagem (receptor e antenas); b) Treinamento dos alunos; c) Montagem do conjunto ECC/RS, limpeza, preparação, calibração e operação do Sistema de radiossondagem LMG6; d) Realização de três lançamentos de balões; e) Processamento dos dados dos voos.

junho/2015

Realizou-se no dia 02 de junho de 2015, no Auditório do INPE-CRN, a defesa da Tese de Doutorado de Francisco Raimundo da Silva com o tema "Estudo do desenvolvimento da Camada Limite Convectiva no semiárido brasileiro", a banca foi formada pelos Doutores(da esquerda para a direita) Rômulo da Silveira Paz, José Fidelis, Cláudio Moisés Santos e Silva, Doutorando Francisdo Raimundo da Silva, Neusa Maria Paz Leme, Arthur Matos e Bergson Guedes Bezerra.

setembro/2014

Em 25 de setembro de 2014,visitaram o INPE-Natal e o Lab. Espacial de Maxaranguape-RN, a Dra. Anne M. Thompson e Jacquelyn Whitte (NASA) e a Dra. Oksana Tarasova (OMM) para conhecer as instalações local, discutir a continuidade e falar sobre a importância dos lançamentos de balões com sondas de ozônio pelo grupo do LAVAT dentro do projeto SHADOZ (http://croc.gsfc.nasa.gov/shadoz/).


De 22 a 26 de setembro de 2014, o Eng. Francisco Raimundo da Silva participou do 13th IGAC Science Conference and ICACGP Symposium em Natal-RN com o poster "Total Ozone Trends in Tropics:1974 - 2013". ( http://igac-icacgp2014.org/).

abril/2014

 

Realizou-se na EMPARN-Apodi-RN, no período de 01 a 10 de abril de 2014 (período chuvoso), um experimento com lançamento de balões para medir Pressão, Temperatura, Umidade do ar, Ventos e também com medidas de radônio como parte da tese de doutorado de Francisco Raimundo da Silva (INPE-CRN) e de Vanessa Almeida (UFRN). Durante o Experimento foram lançados 34 balões com excelentes resultados.

Equipe:


Pelo INPE:
Francisco Raimundo da Silva
Edmilson Lopes da Silva
Tércio Luis Bezerra Penha

Pela UFRN:
Cláudio Moisés
Vanessa Almeida
Glayson Chagas

 

novembro/2013

 

Realizou-se na EMPARN-Apodi-RN, no período de 14 a 21 de novembro de 2013 (período seco), um experimento com lançamento de balões para medir Pressão, Temperatura, Umidade do ar, Ventos e também com medidas de radônio como parte da tese de doutorado de Francisco Raimundo da Silva (INPE-CRN) e de Vanessa Almeida (UFRN). Durante o Experimento foram lançados 15 balões com excelentes resultados.

Equipe:


Pelo INPE:
Francisco Raimundo da Silva
Edmilson Lopes da Silva
Tércio Luis Bezerra Penha

Pela UFRN:
Cláudio Moisés
Vanessa Almeida
Glayson Chagas

 

outubro/2013

Visita ao LAVAT dos alunos do 3º ano da Escola Estadual Jacumaúma da cidade de Arez, no dia 04 de outubro de 2013.

dezembro/2012

Visita ao LAVAT de alunos da rede pública de Natal na segunda quinzena de dezembro de 2012.

     >> Mais notícias:

-