Ministério da Ciência e Tecnologia
Acesse o Portal do Governo Brasileiro

Mais Notícias

fevereiro/2011

De 14/02/2011 a 18/02/2011, o MSc. Francisco Raimundo da Silva participou do "Seminário sobre Qualidade dos Dados do Espectrofotômetro Dobson" promovido pela OMM (Organização Meteorológica Mundial) realizado na cidade de Hradec Kralove na República Tcheca com a finalidade de reunir o maior número de gestores e gerentes de dados de Ozônio para uma reavaliaçõo dos critérios de calibração e processamentos dos dados do passado e atuais medidos pelo Espectrofotômetro Dobson de todas as Estações de Vigilância da Atmosfera Global.
Para maiores informações: https://www.wmo.int/pages/prog/arep/gaw/documents/Final_GAW_225_14%20april.pdf.

dezembro/2010;

De 15/11/2010 a 13/12/2010, O Eng. Francisco Raimundo da Silva e o técnico Tércio Luiz Bezerra Penha estiveram no Obervatório Central do Serviço Meteorológico Nacional(SMN) em Buenos Aires - Argentina, participando da Intercomparação de Espectrofotômetros de Dobson.

setembro/2010

De 20 a 24 de setembro de 2010, O Eng. Francisco Raimundo da Silva participou da IV intercomparação de Analizadores de Ozônio Troposférico, no Obervatório Central do Serviço Meteorológico Nacional(SMN) em Buenos Aires - Argentina. Esta Intercomparação foi patrocinada pela Organização Meteorológica Mundial(WMO) sob a coordenação do Dr. C. Zellweger do WMO World Calibration Centre WCC-Empa,Suiça. https://www.empa.ch/documents/56101/250799/2010_BsAs_RCC-O3.pdf/f2cb3727-afa0-4e7b-a313-5b796acfd427.

março/2010

No dia 24 de março de 2010, Técnicos do INPE-CRN ( Eng/MSc. Francisco Raimundo da Silva, e João Batista de Macedo), instalaram na cidade de João Pessoa-PB, 02 estações meteorológicas, como parte de trabalho de mestrado e doutorado de alunos do Laboratório de Conforto Ambiental, com a finalidade de medição de clima urbano e treinamento sobre coleta e tratamento dos dados coletados. .

a

      

fevereiro/2010

Desde o dia 06/02/2010, foram instaladas no teto do INPE-CRN-LAVAT, 03 estações meteorológicas DAVIS pertencentes ao Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (LAURB) da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, com a finalidade de intercomparação dos dados a fim de se fazer o levantamento da curva de calibração e consequentemente melhorar a confiabilidade dos dados coletados. Abaixo, fotos de 2 estações DAVIS posicionadas em cima das instalações do LAVAT.

a

a

 

Na segunda feira, 08 de fevereiro, alunos de mestrado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visitaram o LAVAT para um curso rápido sobre montagem e utilização da estação meteorológica portátil Davis.

a

a

a

a

a

 

novembro/2009

Esteve no LAVAT-INPE/CRN, de 28/11 a 02/12/2009, o técnico Canadense Kenneth Lamb para em conjunto com a equipe do Lavat fazer a calibração e intercomparação do Espectrofotômetro Brewer 073 do INPE/Natal. Este equipamento é usado principalmente para medir o ozônio estrafostérico e a Radiação Ultravioleta Solar a cada 30 minutos e disponibilizar diariamente este ìndice de UV ao público.

 

a

a

 

 

outubro/2009

Durante a “IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do BANT (Base Aérea de Natal/RN) realizada no período de 30 de setembro/2009 a 02 de Outubro/2009, o Engenheiro Francisco Raimundo da Silva do INPE/RN fez uma palestra no auditório daquela Unidade, com a presença de mais de 500 pessoas presentes (militares e civis), sobre o tema “OS EFEITOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA SOLAR SOBRE OS SERES VIVOS”.

a

     

julho/2009

Durante a 61ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, que aconteceu em Manaus de 12 a 17 de julho, Hugo Sérgio Medeiros de Oliveira, aluno do curso de Engenharia Mecânica da UFRN e estagiário do Centro Regional do Nordeste do INPE, apresentou o trabalho intitulado ESTUDO DA RADIAÇÃO P.A.R. EM NATAL-RN ENTRE 2001 E 2008, premiado em 2008 como o melhor trabalho das áreas de Exatas e Tecnológica, entre 1.228 trabalhos apresentados no XIX Congresso de Iniciação Científica da UFRN.

      Fruto da parceria celebrada entre o INPE e a UFRN, a pesquisa foi desenvolvida na unidade do INPE em Natal, sob orientações do Prof. George Marinho / UFRN e do Eng. Francisco Silva / CRN e apoios dos Técnicos do CRN Edmilson Silva e Tércio Penha. Com comprimentos de onda entre 0.4 a 0.7 mm do espectro eletromagnético, a radiação fotossinteticamente ativa (PAR) representa cerca de 45 a 50% da energia solar que chega à superfície terrestre, tendo papel preponderante na produção de biomassa. O estudo conta com apoio da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, do Governo Federal, que custeou parte da instalação da Estação Solarimétrica de Natal no INPE.

a

     Acima o estagiário Hugo e o Eng. F.R.Silva / INPE-CRN, após a premiação, e logo abaixo Hugo e o Eng. M.J.M.Carvalho, Chefe do INPE-CRN.

a

 

 

março/2009

 O técnico do LAVAT Edmilson Lopes da Silva esteve no mês de março e inicio de abril participando do projeto Pirata, projeto que faz parte de um acordo entre o INPE e a NOAA. Um dos trabalhos realizados no projeto é a troca de equipamento em bóias especiais. Essas bóias fazem monitoramento das interações do oceano atlântico com a atmosfera tropical, que é pertinente a variabilidade do clima regional e sazonal. A foto abaixo é do balão de monitoramento oceanogáfico.

ed1

      Também foram feitos lançamentos de balões meteorológicos a bordo do navio Antares. Na foto abaixo, o Técnico Edmilson auxiliando no lançamento.

ed2

      Pelo Brasil fazem parte o INPE e DH. Pelos estados unidos a NOAA/pmel, NASA e universidades.

 

janeiro/2009

      A pesquisadora do CRN, Dra. Neusa Paes Leme, coordenadora do projeto "Atmosfera Antártica e suas conexões com a América do Sul" encontra-se na Estação Antártica Brasileira Comte. Ferraz, com o objetivo de estudar a Camada de Ozônio, Gases do efeito Estufa e Impacto da radiação UV no ambiente antártico. Esta atividade faz parte de um estudo integrado do INPE para analisar a Atmosfera Antártica como um todo.Diversos pesquisadores fazem parte deste estudo para entender a conexão da Atmosfera Antártica com a América do Sul.

      O INPE participa do PROANTAR desde 1985 coletando dados da atmosfera, na área de meteorologia, Camada de Ozônio, Radiação UV, Ionosfera e Alta Atmosfera (Mesosfera).

      No período da primavera observou-se uma grande destruição da concentração da camada de Ozônio, mas foi 15% menor do que em 2007.O inverno e primavera foram mais quentes em relação ao ano anterior. Segundo a pesquisadora Nathalie,doutoranda da Universidade de São Paulo, e da equipe de Meteorologia, a primavera foi a mais quente dos últimos 20 anos.

      O ano de 2009 faz parte do Ano Polar Internacional e diversos encontros científicos serão realizados entre os cientistas das estações da Ilha Rei George.

 

outubro/2008

      No dia 23/10, Hugo Sérgio, estagiário do LAVAT, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na área de ciências exatas e tecnológicas do XIX Congresso de iniciação Científica (CIC) da UFRN. O trabalho premiado foi “Estudo da Radiação PAR em Natal-RN entre 2001 e 2008”.

      No dia 24/10, o LAVAT fez um lançamento de balão demonstrativo para alunos de uma escola pública de parque dos coqueiros e para alunos do curso de geografia da UVA.

      No dia 29/10, a Dra. Neusa Paes Leme ministrou uma palestra sobre os estudos científicos feitos na antártica, explicando também a participação do Brasil. O publico alvo da palestra foram alunos do ensino médio.

      O Eng. Francisco Raimundo da Silva, esteve no Centro de Investigaciones en Láseres y Aplicaciones, CEILAP, na cidade argentina de Rio Gallegos (Patagônia), para a instalação de um Espectrofotômetro Brewer de propriedade do INPE e treinamento da equipe que ficará responsável pela instrumentação até final de novembro. Esta atividade está prevista no projeto: Estudo da Mesosfera, Estratosfera e Troposfera Antártica e suas conexões com a América do Sul, coordenado pela Dra. Neusa Paes Leme do INPE. É um projeto do PROANTAR/MCT/CNPq e do Ano Polar Internacional e envolve 5 Instituições do Brasil e 10 paises. Um dos objetivos é medir a concentração da Camada de Ozônio e a radiação UV na Antártica, Argentina, Chile durante a ocorrência do Buraco de Ozônio e seus efeitos secundários em Santa Maria, RS.

http://www.division-lidar.com.ar/

julho/2008

O Eng.Francisco Raimundo da Silva, INPE-CRN, participou de 27 de junho a 27 de julho na cidade de Timon/MA da Operação SCOUT 2008.

A campanha de balões SCOUT é a primeira campanha do Programa Específico de Cooperação assinado entre o CNES e AEB/INPE relativo à execução de vôos de balões em território brasileiro, assinado em 2007. O Programa tem a duração de 5 anos, nos quais estão previstos campanhas de lançamentos de balões para pesquisa atmosférica na região equatorial brasileira, com foco na relação entre química e clima na troposfera superior e estratosfera inferior e as trocas entre estas duas camadas. Entre os objetivos estão o estudo da camada de ozônio, previsão de mudanças climáticas e validação de instrumentação dos satélites METOP e ENVISAT da ESA.

junho/2007

Realizou-se na segunda quinzena de junho de 2007, no Auditório do INPE-CRN, a defesa da Dissertação de Mestrado de Francisco Raimundo da Silva com o tema "Estudo da Radiação Ultravioleta na cidade de Natal", a banca foi formada pelos Drs. George Santos Marinho, Neusa Maria Paz Leme, Fernando Moreira da Silva e Aldomar Pedrini.

dezembro/2006

De 13 de novembro a 03 de dezembro de 2006, O Eng. Francisco Raimundo da Silva esteve no Obervatório Central do Serviço Meteorológico Nacional(SMN) em Buenos Aires - Argentina, participando da Intercomparação de Espectrofotômetros de Dobson.

outubro/2005

Visita do Dr. Karel Vanicek (à esquerda) e do Eng. Martin Stanek (à direita) do Instituto Hidrometeorológico da cidade de Hradec Kralove,República Tcheca, no período de 19 a 21 de outubro de 2005, com a finalidade de estreitar os laços de cooperação e realizar a instalação de software e automatização do Espectrofotômetro de Dobson n° 093. De 22 a 25 de outubro estiveram em Cachoeira Paulista-SP para automatização do Espectrofotômetro de Dobson n° 114.

dezembro/2003

De 24 de novembro a 12 de dezembro de 2003, O Eng. Francisco Raimundo da Silva esteve no Obervatório Central do Serviço Meteorológico Nacional(SMN) em Buenos Aires - Argentina, participando da Intercomparação de Espectrofotômetros de Dobson. http://www.o3soft.eu/dobsonweb/messages/reporticba2003.pdf.

dezembro/1999

De 29 de novembro a 12 de dezembro de 1999, O Eng. Francisco Raimundo da Silva esteve no Obervatório Central do Serviço Meteorológico Nacional(SMN) em Buenos Aires - Argentina, participando da Intercomparação de Espectrofotômetros de Dobson. http://www.o3soft.eu/dobsonweb/messages/gawrep138ii.pdf.

-